labimg 870 baseNos últimos anos, em função do crescimento do segmento de franquias, várias empresas estão passando a considerar esta forma de expansão para seus negócios, prova disto é que segundo a ABF no ano de 2015 houve um aumento de 4,5% no número de franqueadoras em relação ao ano de 2014. Porém, antes de um negócio tornar-se uma rede de franquias, é preciso que seja feita uma análise para verificar se este, está pronto e preparado para sustentar uma rede de franqueados. Caso ainda não esteja pronta, a empresa pode comprometer sua própria sobrevivência, bem como causar prejuízos para os franqueados e parceiros.

A Análise de Franqueabilidade é uma análise preliminar que a empresa deve realizar, antes de iniciar o processo de franquias, durante este processo são analisadas questões referentes a estratégia da empresa, gestão, marca, portfólio, analise financeira, know-how, fornecimento, logística, entre outras.

Estrategicamente a empresa deve ter seu posicionamento e visão de futuro esclarecidos s e definidas, pois a rede deve assimilar, compreender e seguir esta estratégia. A empresa deve ter também um processo de gestão sólido e funcional, este processo será utilizado em todas as unidades franqueadas. Além disso, a franqueadora deve estar preparada para gerenciar uma nova equipe e novos processos de expansão e suporte de rede, algo até o momento inexistente na empresa.

A marca é um fator fundamental para que a empresa se torne franquia, pois há questões de propriedade, diretos de uso e marketing que devem ser consideradas.

Outro fator importante é a mesma ter um know-how, fornecedores e processo de inovação exclusivos que motivem o franqueado a se manter na rede. Por mais que existam fatores contratuais, o franqueado deve estar sempre motivado, pois é ele o agente da venda e que passará informações importantes a franqueadora.

São variados os fatores que devem ser considerados durante a Análise de Franqueabilidade: é importante a empresa considerar sua situação atual, pois a medida que a expansão se inicie, as unidades franqueadas seguirão os mesmo processo e metodologias da unidade piloto, caso tenha algum problema não sanado, é fundamental que ele seja ajustado antes de iniciar a expansão.

Por Vitor B. Aquino – Grupo Multiply