A crise na economia do Brasil desperta dois fantasmas o “desemprego” e a “inflação”.
O governo federal e representantes da construção civil, reconhecem que o setor pode contribuir para recuperação do país por meio da alta oferta de empregos.
Neste cenário ainda incerto, como os lojistas de material de construção enfrentarão a queda nas vendas?
A situação é agravada pela alta de juros e escassez de crédito que colaboram para adiar o interesse dos consumidores em reformar ou construir.
A “PRIMEIRA LIÇÃO” é entender o perfil, o comportamento do cliente diante da desaceleração da economia e do risco de desemprego.
O mercado responde que esse cliente deseja: ampliação nos prazos para pagamento, ofertas de produtos, preços mais acessíveis e atendimento de qualidade.
As Lojas respondem com campanhas promocionais oferecendo preços menores e prazos mais extensos. Será suficiente?
A estratégia pode ser benéfica ou prejudicial dependendo do modelo de GESTÃO DO NEGÓCIO.
A “SEGUNDA LIÇÃO” é ter maior controle das despesas e das receitas, realizando uma GESTÃO ESTRATÉGICA do negócio e sabendo dosar as medidas tomadas.
A “TERCEIRA LIÇÃO” é investir no TREINAMENTO para melhorar o atendimento e criar novas oportunidades de negócios, praticando ofertas competitivas por meio de PARCERIAS COM FORNECEDORES.
Na sua origem, a palavra ESTRATÉGIA estava estritamente relacionada ao ambiente militar. Portanto, seja o General de seu negócio e parta para o combate com as armas corretas.
Autor: Marco Aurélio Baptista – Consultor Empresarial Multiply.