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jogos olimpicosPara muitas pessoas esse mega evento, que traz uma grande concentração de turistas, é sinal de curtição e ocasião para conhecer novas pessoas. Mas para o empreendedor é sinal de “oportunidades”. Existem muitos que empreendem por necessidade, mas há aqueles que aproveitam as oportunidades que surgem. E assim, o número de empreendedores cresce muito neste período e há uma grande injeção de recursos financeiros em nosso pais.

Todos atletas precisam estar bem preparados para competição e no mundo empresarial não é diferente. O Diretor Comercial do Grupo Multiply, Thiago Alves, orienta: “Temos que ter foco no cliente e na excelência do atendimento. Clientes satisfeitos falam sobre o negócio, em média, para mais 4 pessoas, enquanto Clientes insatisfeitos falam, em média, para 11 pessoas. Tome muito cuidado e tenha muita atenção no atendimento e nas necessidades de cada cliente em potencial”

O Grupo Multiply traz algumas dicas a novos empreendedores. Confira:

  • Tenha foco no Cliente e excelência no atendimento
  • Realize Melhorias continuas
  • Acompanhe as tendências do mercado
  • E tenha pró-atividade

“O foco do mundo está no Brasil, neste momento precisamos nos unir e buscar em conjunto a excelência em todas as áreas. Desta maneira, iremos construir ótima imagem para consumidores globais, ou seja, futuros investidores de diversas origens e nações” diz Thiago Alves.

labimg 870 baseNos últimos anos, em função do crescimento do segmento de franquias, várias empresas estão passando a considerar esta forma de expansão para seus negócios, prova disto é que segundo a ABF no ano de 2015 houve um aumento de 4,5% no número de franqueadoras em relação ao ano de 2014. Porém, antes de um negócio tornar-se uma rede de franquias, é preciso que seja feita uma análise para verificar se este, está pronto e preparado para sustentar uma rede de franqueados. Caso ainda não esteja pronta, a empresa pode comprometer sua própria sobrevivência, bem como causar prejuízos para os franqueados e parceiros.

A Análise de Franqueabilidade é uma análise preliminar que a empresa deve realizar, antes de iniciar o processo de franquias, durante este processo são analisadas questões referentes a estratégia da empresa, gestão, marca, portfólio, analise financeira, know-how, fornecimento, logística, entre outras.

Estrategicamente a empresa deve ter seu posicionamento e visão de futuro esclarecidos s e definidas, pois a rede deve assimilar, compreender e seguir esta estratégia. A empresa deve ter também um processo de gestão sólido e funcional, este processo será utilizado em todas as unidades franqueadas. Além disso, a franqueadora deve estar preparada para gerenciar uma nova equipe e novos processos de expansão e suporte de rede, algo até o momento inexistente na empresa.

A marca é um fator fundamental para que a empresa se torne franquia, pois há questões de propriedade, diretos de uso e marketing que devem ser consideradas.

Outro fator importante é a mesma ter um know-how, fornecedores e processo de inovação exclusivos que motivem o franqueado a se manter na rede. Por mais que existam fatores contratuais, o franqueado deve estar sempre motivado, pois é ele o agente da venda e que passará informações importantes a franqueadora.

São variados os fatores que devem ser considerados durante a Análise de Franqueabilidade: é importante a empresa considerar sua situação atual, pois a medida que a expansão se inicie, as unidades franqueadas seguirão os mesmo processo e metodologias da unidade piloto, caso tenha algum problema não sanado, é fundamental que ele seja ajustado antes de iniciar a expansão.

Por Vitor B. Aquino – Grupo Multiply

Aprendendo com os ErrosNeste texto queremos mostrar que errar é muito importante para o nosso crescimento pessoal e profissional. Errar também é sinal de sucesso. Sim e não fiquem assustados com a expressão. Listamos a seguir algumas circunstâncias em que podemos apreender com os erros.

Os erros muitas das vezes são vistos como um inconveniente e a vergonha de assumi-los é ainda pior, porém, eles podem trazer respostas e aprendizados valiosos para o nosso dia a dia.

O erro nos faz: aprender, compreender, assimilar, refletir, observar, calcular, respeitar, mudar, aproveitar, assumir riscos, admitir, analisar, testar, criticar entre várias outras oportunidades que podemos listar aqui.

Contudo, os erros irão gerar algum aprendizado se conseguirmos vê-los de forma positiva, reconhecendo e admitindo cada um deles. Desta forma podemos escolher o que serve e o que podemos descartar.

Muitas e muitas vezes aprendemos com os erros dos outros, pois estamos sempre ligados nos erros dos nossos concorrentes e das pessoas próximas, para que não o cometa em nossa empresa e em nossa vida pessoal. Isso é um bom sinal, afinal estamos usando o erro a nosso favor.

Listamos a seguir 12 sugestões que podem ser usadas no seu dia a dia para lidar melhor com os erros e aprender com os mesmos:

1 – Reconheça que errou – Aceitar vai tornar o aprendizado mais fácil;

2 – Só não erra quem não toma decisões;

3 – Tenha humildade em reconhecer os erros, pois vai facilitar e muito os acertos;

4 – Investigue porque o erro aconteceu, procure saber quais foram às causas e consequências;

5 – Identificar rapidamente o erro vai torná-lo menor, evitando assim erros maiores lá na frente;

6 – Não fique comparando todos os erros da sua vida com o que acaba de acontecer;

7 – Reúna todas as informações possíveis e não responsabilize ninguém antes de apurá-lo;

8 – Não pense que o erro ocorreu por incompetência, falta de responsabilidade ou descaso, procure focar nas soluções;

9 – Aproveite para rever os seus processos imediatamente, pois pode haver mais erros ocultos;

10 – Se ainda não faz um planejamento, comece rapidamente, assim suas ações e revisões irão minimizar os erros;

11 – Os erros apontarão os seus pontos fracos e de sua empresa, possibilitando a correção e a direção;

12 – Foque no objetivo que você quer atingir e vá adiante; o erro será o degrau para mais um crescimento em sua vida;

Viu como os erros nos trazem tantas coisas boas; aprender com eles é uma lição diária. Todas estas sugestões servem para revermos comportamentos e atitudes.

Os erros acontecem muitas vezes em nossas vidas e se levarmos para o lado positivo ele será sempre bem visto e aceito. Afinal eles serão degraus para o sucesso e a porta de entrada para os acertos futuros.

Fonte: Rede Mulher Empreendedora

DSC_0655Jaqueline Guerra, Formada em Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial – FGV; Formações específicas em “Como Gerenciar em Pequenos e Médios Negócios” e “Consultoria Organizacionais” ambas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV;

Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora

Proprietária e Consultora de Gestão da Unidade Franqueada da Multiply Consultoria – Unidade Vitória-ES

Vendendo Mais e MelhorAntes de analisarmos como podemos aumentar as vendas em nossas empresas, precisamos verificar alguns detalhes importantes para o crescimento e o desenvolvimento do negócio.

Devemos checar se a empresa adota algumas posturas perante o mercado e ao consumidor, para que desta forma possa alcançar os objetivos e metas traçados por ela ao longo do ano.

Precisamos responder algumas perguntas:

Minha empresa esta passando a imagem que deseja?

A mensagem é positiva?

Tudo que projetei para o negócio esta de acordo com minha Missão, Visão e Valores?

Meus clientes estão satisfeitos com os produtos e serviços que ofereço?

Estou tendo o retorno financeiro esperado?

Minha equipe esta preparada adequadamente para entender as necessidades dos clientes?

Com tudo isso respondido, a empresa terá a percepção se esta realmente na direção certa.

Outro dado importante é saber que vender mais não significa necessariamente vender bem. Precisamos levar em consideração o tipo de venda que estamos efetuando, se ela esta sendo à vista, a prazo, qual será o prazo de recebimento e os descontos praticados, pois todos estes fatores estão diretamente ligados à gestão financeira da empresa. Será preciso aprender a “Vender Mais e Melhor”, ou seja, com qualidade e rentabilidade, para que o produto ou serviço traga para a empresa realmente aquele retorno financeiro que ela planejou.

Com todas as etapas acima bem analisadas, investir nas dicas a seguir ficará mais fácil para a empresa Vender Mais e Melhor:

 1 – Cuide Bem da Imagem da Empresa – Se preocupe sempre com sua Marca,  pois ela é sua identidade perante ao mercado e seus consumidores. Busque sempre manter sua imagem positiva oferecendo produtos e serviços com qualidade e confiança, desta forma sua empresa terá um espaço respeitado e bem posicionado no mercado.

2 – Divulgue sua Empresa para o mundo – Investir em publicidade é fundamental;  faça propagandas direcionadas para o público que deseja atingir. Crie uma logomarca, padronize seus materiais de papelaria, sua apresentação institucional, banners, outdoors, bolsas, rede sociais, site, ações sociais, participe de eventos como apoiador ou patrocinador, anúncios em revistas e jornais locais, ou seja, crie o DNA da sua marca para que ela seja lembrada sempre.

3 – Conheça seu Cliente – Seu cliente é seu maior vendedor.  Procure saber dele se está satisfeito com os produtos e serviços oferecidos por sua empresa; busque sugestões para melhorar os padrões adotados na empresa, assim será possível corrigir de forma rápida e eficaz os pontos fracos e melhorar os pontos fortes. Crie uma relação de parceria com seu cliente, chame-o pelo nome, disponibilize algum tipo de fidelização. Ele vai se sentir importante e você terá mais chances de mantê-lo perto por mais tempo.

4 – Prepare sua Equipe – Treinar sua equipe é primordial para que a empresa mantenha a qualidade e confiança que tanto precisa; seu vendedor irá representar sua empresa sempre, para tanto precisa saber claramente os objetivos, metas, missão, visão e valores da empresa onde trabalha.

5 – Conheça o concorrente – Esteja atento aos seus concorrentes. Você precisa estudá-los a ponto de saber quais são seus pontos fracos para que estes se tornem pontos fortes na sua empresa. O objetivo aqui não é apontar para seus clientes os pontos fracos do concorrente, denegrindo sua imagem, afinal respeito é bom e todos nós gostamos.

O objetivo de estudar os pontos fracos do concorrente é para que possamos melhorar os nossos produtos e serviços, para nos diferenciarmos do nosso competidor.

6 – Pratique o preço certo  – Procure estar antenado ao que esta ditando o mercado em relação aos produtos e serviços que sua empresa oferece. Estar atento às demandas e os valores praticados no mercado é essencial para que sua empresa possa concorrer de forma justa com os demais. Lembre-se nem sempre o preço é o que define se a compra será efetuada, pois o atendimento e o sentimento de bem-estar são maiores e mais valorizados que o preço dos produtos. O cliente sempre busca foco na solução e se isso acontece estará disposto a pagar um pouco mais.

Cuidado! Será preciso ficar sempre atento às finanças e as metas da sua empresa, pois nem sempre vender mais significa vender bem. Verifique os preços praticados em cada produto/serviço verifique se estão de acordo com que a empresa precisa para pagar todos os seus compromissos com fornecedores, colaboradores, despesas fixas e variáveis e ainda obter lucro.

Pesquise e planeje todas as etapas que envolvem a venda dos seus produtos e serviços; revise sempre e busque alternativas para atender seus clientes da melhor maneira possível e assim estará Vendendo Mais e Melhor.

Fonte: Rede Mulher Empreendedora

DSC_0655Jaqueline Guerra, Formada em Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial – FGV; Formações específicas em “Como Gerenciar em Pequenos e Médios Negócios” e “Consultoria Organizacionais” ambas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV;

Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora

Proprietária e Con