Portuguese English Spanish

O sistema de franchising teve sua origem em meados do século XIX, nos Estados Unidos. Na ocasião, a I.M. Singer, fabricante de máquinas de costura, já concedia o direito de uso de sua marca e de comercialização de seus produtos para comerciantes independentes.

Depois, empresas como a General Motors e Coca-Cola adotaram o sistema de franquias como uma forma de se fazer negócios e crescer. A GM expandiu a sua rede de revendas de automóveis. A Coca-Cola garantiu o engarrafamento e uma distribuição mais abrangente de seus produtos.

A partir do século XX, após a 2ª Guerra Mundial, o sistema de franquias iniciou o seu grande “boom” nos Estados Unidos, com a abertura de diversos negócios por soldados americanos.

Em 1955, todo esse movimento culminou com o aparecimento do McDonald´s, até hoje uma das maiores referências do mercado de franquias no mundo, juntamente com marcas como Burger King e KFC.

No Brasil, as escolas de inglês (Yázigi e CCAA) foram as grandes responsáveis pela introdução do sistema de franquia, no início dos anos 60. A partir daí, o sistema de franchising evoluiu bastante com a fundação da Associação Brasileira de Franchising, em meados dos anos 80, e a entrada em vigor da Lei da Franquia no. 8.955/04, em 15 de dezembro de 1994.

Franchising
É o termo utilizado para se referir ao sistema, aos métodos e meios que é multiplicar modelos de negócios.

Franqueador
Pessoa jurídica que autoriza terceiros (franqueados) a fazer uso de uma marca.

Franqueado
Pessoa física ou jurídica a quem é outorgado o direito de uso e exploração do conceito de negócio e demais ferramentas do sistema da franquia.

Território
Área de atuação determinada em contrato firmado entre as partes, com garantia de exclusividade ou preferência do franqueado.

Rede
Conjunto das unidades que operam sob o mesmo sistema.

Microfranquia
É o nome dado às franquias cujo investimento a ser realizado pelo empreendedor não ultrapasse os R$ 80 mil. Assim, trata-se de uma classificação dada pelo mercado e não pela lei, ou seja, elas estão sujeitas, assim como as demais franquias, às regras e condições estabelecidas pela lei n.º. 8.955/94 (Lei das Franquias Empresariais).

Máster Franquia
Máster franquia é a concessão do direito de revender o know-how de implantação, operação e comercialização da linha de produtos ou serviços de uma franquia, para uma região ou território precisamente definidos. Um máster franqueado, por força contratual, passa a deter o direito de subfranquear as unidades de negócio, atuando como substituto do franqueador.

Internacionalização de Marca
A internacionalização do negócio contribui com seu desenvolvimento e modernização. Ao exportar, a empresa aproveita melhor a capacidade instalada e tem mais chances de incrementar a produtividade, reduzindo custos operacionais e aprimorando a qualidade.
Lei 8.955/94
• Supõe a entrega de um documento jurídico formal
• Impõe penalidades por descumprimentos e obrigatoriedade de Contrato de Franquia por escrito
• Impõe a juntada das minutas padrão do Pré-Contrato e do Contrato de Franquia, Balanços e Demonstrações Financeiras
• Pré-Contrato e Contrato de Franquia apenas por escrito
• É obrigatória a assinatura perante duas testemunhas
• Recomenda-se reconhecimento de firma das partes
• Não há necessidade de registro em Cartório de Títulos e Documentos

Taxa de franquia remunera:
• valor da marca;
• adesão ao sistema;
• suporte pré-operacional;
• assessoria na escolha do ponto comercial;
• treinamento inicial do franqueado e da 1ª equipe;
• apoio pré e pós-inauguração;
• layout básico ou projeto de arquitetura;
• transferência do know-how;
• manuais de operação e do sistema e treinamento.

Royalties remuneram:
• uso contínuo da marca;
• acompanhamento e suporte operacional; • assessoria contínua;
• treinamentos periódicos;
• consultoria de campo;
• manutenção do sistema;
• atualização de manuais;
• comunicação com a rede: jornais internos, intranet ou internet e outros.

Taxa de publicidade remunera:
• o desenvolvimento e divulgação da marca nacionalmente;
• serviços de marketing e comunicação;
• criação de anúncios, catálogos, logotipos, etc.

Outras taxas remuneram:
• manutenção do sistema;
• assistência técnica;
• treinamento (re-treinamento);
• sistemas gerenciais informatizados.

Curta nossa fanpage!