Marketing visual: O que é? Qual a importância das imagens para o seu negócio?

marketing visual

Aquela velha frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, tem fundamento quando se trata de marketing visual. Segundo pesquisas as pessoas memorizam 10% do que ouvem, 20% do que leem e 80% do que veem. Sendo mais específico, de acordo com a Forbes, 65% das pessoas aprendem através de imagens.

Vivemos numa época em que corremos contra o relógio e não temos tempo de acompanhar todas as informações. E por esse motivo surge o marketing visual, sendo responsável por transmitir a mensagem de forma objetiva, chamar a atenção do cliente e assim levá-lo ao enganjamento com o público.

O que é marketing visual?

O marketing visual é a prática de desenvolver uma estratégia de comunicação baseada em imagens, assim como, vídeos, gifs, fotos, memes, infográficos, apresentações e mais.

Essa ferramenta proporciona o primeiro contato com os consumidores, o diferencial, aquilo que chama a atenção para que os vendedores consigam exercer sua função está dentro da área de marketing visual.

Influência das imagens

Em diferentes atividades do dia a dia nos deparamos com imagens. E elas possuem um poder diferencial de influência sobre os clientes. Por esse motivo, é importante conhecer qual o nível de poder das imagens em diferentes formas.

Para entender melhor a relação de imagens x textos, 45% das pessoas reagem melhor a imagens em relação aos textos. Isso se resume ao fato de as imagens chamarem a atenção das pessoas são mais estimuladas pelo visual e recebem a mensagem de forma rápida.

Através das imagens é possível ter uma prévia do conteúdo, seja num site, postagem ou publicidade. O visualizador tende a fazer um prejulgamento com base nessa imagem, se achar interessante, acessará o conteúdo, entretanto, se a imagem for insuficiente, ele se interessará em dedicar seu tempo com a leitura de textos.

Outro fator onde existe influência das imagens é no momento em que os consumidores procuram por algo. Ao fazer buscas na internet 60% dos usuários, dão preferência às empresas que tenham imagens exibidas na página de resultados.

Já nos e-commerces, 67% dos e-shoppers afirmam que imagens de qualidade e bem detalhadas do produto são tão importantes quanto, e até mais, que os textos descritivos e avaliação de outros compradores. Em sites, blog e postagens nas redes sociais que possuem imagens relevantes, com boa qualidade, conseguem em média 94% mais visualizações e engajamento.

Tipos de conteúdo visual

Como vimos, as imagens possuem uma forte influência sobre um momento de decisão, contudo não são apenas “imagens” que fazem parte do marketing visual, mas sim todo material multimídia. Como vídeos, gifs, infográficos ou até mesmo memes. Assim você pode utilizar diferentes formatos na divulgação do seu negócio. Lembrando que o marketing visual causa diferentes efeitos de acordo com o meio em que é divulgado. Confira alguns itens e porque usá-los:

Imagens

Fotos e imagens em geral são os conteúdos mais compartilhados nas redes sociais. O formato também melhora os retweets. Tudo isso em função do efeito emocional que causa nas pessoas.

Segundo o pesquisa, a probabilidade de que alguém compre um produto após ver imagens do mesmo sobre pra 85%. As imagens precisam ser de primeira qualidade. Afinal, colocar qualquer coisa só pra entrar na “onda” pode lhe prejudicar, e muito.

Vídeos

Os vídeos vê ganhando espaço nas campanhas de marketing online e ficou bem mais fácil contar com o recurso. Serve pra educar, informar, entreter, dá pano pra manga. Os vídeos permitem às empresas vincular informações que o texto, sozinho, não é capaz de conseguir. Além disso a imagem fica ali, na dela, o vídeo é capaz de reter a atenção por muito, muito mais tempo.

Infográficos

Um infográfico é atraente para leitura, explica tudo inclusive temas complexos, são chamativos, tem uma  grande possibilidade de ser compartilhado e ainda por cima “duram” mais tempo que outros conteúdos.

Os infográficos começaram a integrar muitos elementos interativos, o que aumentou a sua capacidade de reter a atenção e proporcionar conteúdo realmente rico em recursos. Você pode inserir links, vídeos, música, animações. E praticamente um ecossistema de conteúdo.

O marketing visual pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio obtendo diferentes resultados. E você pode contar com o Portal Mult Empreendedor para alavancar o seu negócio. Entre em contato e solicite um orçamento dos nossos serviços.

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